quarta-feira, 24 junho
24.5 C
Brasília

Ativistas de esquerda ocupam prédio na Faria Lima em protesto por taxação dos super-ricos

Ação mira sede do Itaú BBA e cobra justiça fiscal e reforma no Imposto de Renda

Integrantes da Frente Povo Sem Medo ocuparam na manhã desta quinta-feira (3) o edifício Faria Lima 3500, sede do Itaú BBA, em São Paulo. O protesto exige a taxação dos chamados “super-ricos” e busca pressionar o Congresso Nacional a avançar com propostas de justiça fiscal.

Com faixas e cartazes como “O povo não vai pagar a conta” e “Taxação dos super-ricos já!”, os manifestantes afirmam que a ação simboliza a inclusão dos milionários no Imposto de Renda e do povo no orçamento público.

A escolha do prédio do Itaú BBA, comprado por cerca de R$ 1,5 bilhão em janeiro de 2024, foi estratégica. Segundo o movimento, a aquisição ilustra o contraste entre a riqueza concentrada e a carga tributária sobre a população de baixa renda. “Os donos do Itaú pagam menos impostos do que a maioria esmagadora do povo brasileiro”, afirma o comunicado da Frente.

A taxação dos super-ricos é uma das bandeiras do governo Lula para ampliar a arrecadação e reduzir desigualdades. Tramita no Congresso uma proposta que isenta o IR para quem recebe até R$ 5 mil mensais e busca aumentar a tributação sobre grandes fortunas e rendimentos de capital.

Durante a cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro em 2024, o Ministério da Fazenda também apresentou uma proposta internacional para a taxação dos mais ricos.

A Frente Povo Sem Medo ainda convocou uma manifestação nacional para o dia 10 de julho, na Avenida Paulista, contra o que chama de “Congresso inimigo do povo”.

Procurado, o Itaú informou que não irá se pronunciar sobre o protesto.

*Com informações da CNN Brasil

Mais vistas

Últimas Notícias

spot_img

Artigos relacionados

Categorias Populares

spot_imgspot_img