O Ministro Público do Distrito Federal cumpre, na manhã desta terça-feira (12), 22 mandados de busca e apreensão na Câmara Legislativa e na Secretaria de Turismo. As investigações apuram o uso de dinheiro público em eventos na capital.
As investigações apontam que verbas públicas, por meio de emendas parlamentares, foram destinadas para a Secretaria de Turismo para realizar a Expotchê de 2021.
Ainda de acordo com o MP, a pasta realizou, então, um termo de fomento, quando não é necessário fazer uma licitação comum para fazer o evento. Dessa forma, a verba pública foi redirecionada para contratar, de forma indevida, uma organização da sociedade civil.
Um funcionário da Câmara Legislativa é um dos alvos da investigação, além de servidores da Secretaria de Turismo. Nessa fase da operação, nenhum deputado distrital é investigado.
A ação desta terça-feira, autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), é uma colaboração entre o Ministério Público do DF e a Polícia Civil, por meio do Departamento de Combate à Corrupção.
Fonte: Viver Política