Emoção e alegria marcaram a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, realizada no sábado, dia 21, na Arena Pernambuco, no Recife. A noite foi repleta de apresentações culturais e celebrou a união dos atletas de todo o país, que buscam conquistar o pódio em diversas modalidades esportivas. A competição celebra o espírito competitivo e representa oportunidade única para os estudantes, especialmente aqueles de escolas públicas.
“A presença de cada um de vocês enriquece ainda mais este evento, reforçando nosso compromisso com a educação e o desenvolvimento. Juntos, podemos construir um futuro melhor para nossos jovens e para o Brasil”, destacou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que prestigiou o evento. Antes da abertura, pela manhã, foram disputadas algumas modalidades como atletismo, handebol, judô, voleibol, tênis de mesa, wrestling e ginástica rítmica. Muitos estudantes estavam vivenciando uma experiência inédita em um grande evento esportivo.
“Eles estão deslumbrados com tudo. Para muitos, é a primeira vez em um evento desse porte e as instalações superaram suas expectativas. Isso é muito gratificante e serve como motivação para treinar mais e buscar melhorias nas suas modalidades”, afirmou Betânia Feitosa, técnica de atletismo da equipe do Distrito Federal.
Um dos atletas que disputaram no sábado, pela primeira vez os JEBs, foi o atleta de judô Gabriel Paz, de 12 anos. “É a minha primeira vez no JEBs, estava muito empolgado com a luta”, lembrou Gabriel, estudante do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 08 de Taguatinga. Embora não tenha conquistado medalha no primeiro dia, ele ficou feliz em acumular mais uma experiência no currículo.
Além da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; prestigiaram a solenidade o secretário de Esporte e Educação do estado, Alexandre Schneider; o secretário nacional de Esporte Amador, Paulo Henrique Perna; o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Antônio Hora Filho; e o secretário executivo de Esportes de Pernambuco, Luciano Leonídio.