quinta-feira, 25 junho
17.6 C
Brasília

Brasil assume presidência do Mercosul e defende integração econômica e soberania digital

Durante cúpula na Argentina, Lula propõe uso de moedas locais e industrialização regional

O Brasil assumiu nesta quinta-feira (3) a presidência temporária do Mercosul durante a 66ª Cúpula de Chefes de Estado do bloco, realizada em Buenos Aires. O mandato rotativo, que dura seis meses, foi transferido pela Argentina e será exercido por Brasília até dezembro.

Durante o encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu maior integração econômica entre os países membros, com ênfase no uso de moedas locais nas transações comerciais intra-bloco. A proposta visa reduzir custos operacionais e fortalecer as economias da região.

Lula também propôs que o beneficiamento de minerais estratégicos, abundantes nos países do Mercosul, seja realizado localmente, com transferência de tecnologia, geração de emprego e agregação de valor na região. O objetivo, segundo ele, é romper com o modelo exportador de matérias-primas sem industrialização.

Outro ponto destacado foi a soberania digital. Lula defendeu a criação de centros de processamento de dados (data centers) dentro dos países do bloco como forma de garantir autonomia tecnológica e segurança da informação.

O presidente ainda afirmou que, após os avanços em acordos com a União Europeia, o Mercosul deve voltar seus esforços para parcerias comerciais com países da Ásia, especialmente diante da crescente relevância econômica da região.

A cúpula contou com a presença de líderes dos países membros — Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil — além de representantes de Estados associados.

*Com informações da CNN Brasil

Mais vistas

Últimas Notícias

spot_img

Artigos relacionados

Categorias Populares

spot_imgspot_img