quarta-feira, 24 junho
28.2 C
Brasília

Daniel Vilela discute em Brasília consórcio para modernizar transporte no Entorno do DF

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), se reúne nesta terça-feira (25), às 15h, com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), para avançar na estruturação do consórcio interfederativo que visa modernizar o transporte público na região do Entorno do Distrito Federal.

A proposta, apresentada ainda em 2023 pelo governador Ronaldo Caiado (UB), prevê gestão compartilhada entre o governo federal, o Estado de Goiás e o Distrito Federal. O objetivo é garantir um sistema mais eficiente, com tarifa acessível e investimentos em infraestrutura, beneficiando milhares de trabalhadores que cruzam diariamente a divisa entre DF e GO.

“O consórcio vai permitir um transporte coletivo mais acessível e eficiente, além de evitar novos aumentos que pesam no bolso da população que depende desse serviço”, destacou Daniel Vilela. Entre os principais pontos do projeto estão a renovação da frota, melhoria das estruturas viárias e criação de um sistema tarifário mais justo.

O modelo segue os moldes do que já foi implantado na Região Metropolitana de Goiânia, onde a tarifa ao usuário foi congelada em R$ 4,30 e a diferença é compensada com subsídios divididos entre o Estado e os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira.

Além do consórcio, Daniel Vilela também tratará com o ministro sobre as obras do Contorno Viário de Goiânia. O projeto, já aprovado pelo Dnit, deve ser licitado até o início de 2026. O tema tem sido pauta de reuniões recentes com prefeitos da região e parlamentares da bancada goiana.

*Com informações do Mais Goiás 

Mais vistas

Últimas Notícias

spot_img

Artigos relacionados

Categorias Populares

spot_imgspot_img