quarta-feira, 24 junho
26.1 C
Brasília

Estudantes nascidos em maio e junho recebem hoje R$ 200 do programa Pé-de-Meia

Valores serão depositados em contas abertas automaticamente na Caixa

Estudantes da rede pública nascidos em maio e junho recebem nesta quarta-feira (28) a segunda parcela do incentivo-frequência do programa Pé-de-Meia 2025, no valor de R$ 200. Considerando o incentivo-matrícula pago em abril, este é o terceiro pagamento do ano.

O programa, criado pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo estimular a permanência de jovens no ensino médio por meio de incentivos financeiros mensais, além de uma poupança que só pode ser acessada após a conclusão dos estudos.

Quem tem direito ao benefício?

Para receber o valor, é necessário que o estudante:

  • Esteja matriculado no ensino médio regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública;

  • Mantenha frequência mínima de 80% das aulas.

Cronograma de pagamentos

Os depósitos estão sendo realizados de acordo com o mês de nascimento dos estudantes. Veja o calendário:

  • 26 de maio: nascidos em janeiro e fevereiro

  • 27 de maio: nascidos em março e abril

  • 28 de maio: nascidos em maio e junho

  • 29 de maio: nascidos em julho e agosto

  • 30 de maio: nascidos em setembro e outubro

  • 2 de junho: nascidos em novembro e dezembro

Como o valor é depositado?

A Caixa Econômica Federal realiza os pagamentos por meio de uma conta poupança digital, aberta automaticamente em nome do estudante. Os valores podem ser acessados pelo aplicativo Caixa Tem.

  • Estudantes com 18 anos ou mais podem movimentar a conta livremente.

  • Menores de idade precisam de autorização do responsável legal, que pode ser dada pelo app ou em uma agência da Caixa.

Segundo a Caixa, aproximadamente 3,4 milhões de estudantes devem receber o benefício nesta etapa.

Como consultar os valores?

O estudante pode acompanhar o status dos pagamentos e outras informações escolares por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do MEC. Também é possível verificar os valores no Caixa Tem ou no app Benefícios Sociais.

Notificações para inativos

Mais de 655 mil alunos ainda não movimentaram suas contas do Pé-de-Meia. O MEC está enviando mensagens pelo WhatsApp e pelo aplicativo Gov.br com orientações sobre como autorizar o uso da conta — especialmente para menores de idade.

Essas notificações são oficiais e têm como objetivo garantir que todos os beneficiários tenham acesso aos valores já depositados.

Quanto o aluno pode receber até o final do programa?

Ao longo do ensino médio, cada estudante pode receber até R$ 9,2 mil. O valor total inclui:

  • R$ 200 de incentivo-matrícula (já pago em abril);

  • 9 parcelas de R$ 200 referentes à frequência escolar;

  • R$ 200 de bônus por participação no Enem (último ano);

  • R$ 1.000 por ano letivo concluído com aprovação (depositado em poupança, totalizando até R$ 3.000 ao final dos três anos).

O Pé-de-Meia é uma das principais apostas do governo federal para reduzir a evasão escolar no ensino médio, sobretudo entre estudantes em situação de vulnerabilidade social.

arte poupança ensino médio, pé-de-meiaArte: Agência Brasil

                                                                               *Com informações da Agência Brasil

Mais vistas

Últimas Notícias

spot_img

Artigos relacionados

Categorias Populares

spot_imgspot_img